29 de nov. de 2009

2010 – será um ano regido por Yemanjá.

Mais um ano, mais uma etapa, mais um ciclo que completamos.
Como para todo fim existe um novo começo, iniciamos assim um novo ano. É inevitável a reflexão, a busca no nosso íntimo dos nossos atos, conquistas, frustrações. Somos levados pela curiosidade de um novo amanhã, nos recarregamos de esperanças para traçarmos, nossas metas e objetivos para mais um novo ano.

2010 – será um ano regido por Yemanjá.
Uma força da natureza que tem papel fundamental em nossas vidas, pois é ela que rege nossos lares, nossas casas. É ela que dá o sentido da família às pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto. Ela é a geradora do sentimento de amor que vai dar sentido e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos tornando-os coesos. Rege as uniões, os aniversários, as festas de casamento, todas as comemorações familiares. É o sentido da união por laços consangüíneos ou não, é a dona da cabeça, dos pensamentos.

Yemanjá é acolhedora, protetora, é a mãe que não desampara os seus filhos. Sábia, serena, justa. Na África é a Deusa do rio Yemoja apesar de continuar sendo saudada com a exclamação “Odo Iyá” (a mãe do rio), Yemanjá no Brasil recebeu uma nova morada, o mar. Yemanjá traz ao seu lado Oxalá. São dois orixás “velhos” no sentido de trazerem a energia do conhecimento, da maturidade da experiência, da prudência. Apesar de termos várias qualidades de Yemanja e de Oxalá dependendo da nação de origem de cada culto. Dentro da Umbanda em que trabalhamos em nosso terreiro, não chegamos a nos aprofundar no detalhamento das qualidades dos orixás, trabalhamos com a energia predominante de cada orixá.

2010 será um ano positivo, porém lento. Os projetos que forem encarados com prudência, cautela, clareza, calma terão êxito. As atenções devem ser focadas na família, no amor incondicional, no diálogo, nos pensamentos. Atrairemos para nós o que focarmos nos nossos pensamentos. Temos que cuidar para que não nos tornemos protecionistas em excesso, pois poderemos interferir no livre arbítrio individual como também nos tornarmos coniventes com as falhas de quem queremos bem. O excesso de zelo nos coloca em situação de risco de atrairmos pessoas oportunistas e interesseiras.

Em 2010 o combustível de nossas ações deverá ser muita reflexão, ponderação, meditação, justiça zelarmos pelo amor incondicional.

Quem Somos:

Filhos e seguidores da saudosa mãe Aurora Vienna de Oliveira, chefe material da Sociedade Espírita Umbandista Mãe Iemanjá e Ogum Beira Mar, fundada em 12.07.1964 em Porto Alegre, RS, comandada espiritualmente, por nosso grande Pai Ogum da Lua.


Todos nós somos espíritos em constante evolução, todos temos nossa missão, nosso tempo determinado pelo grande Pai sobre a terra. Após, mais de seis décadas, de muita dedicação, amor e caridade, somando mais de mil filhos e levando sempre na mão direita e no coração a força da Umbanda, a nossa amada mãe, retornou ao plano espiritual, com a certeza de missão cumprida.

A Umbanda é uma religião passada de geração para geração. O conhecimento, a força, a magia, é fruto de um forte convívio, dedicação e troca entre o novo e o velho. O respeito e a honra aos nossos antepassados é essencial para o fluído energético. É preciso entrega, desprendimento e humildade de saber que nada sabemos, pois o que sabemos é tão pouco diante da infinita verdade divina.

Se o conhecimento é infinito, não podemos nós, como células ativas, estagnar o conhecimento, a doutrina por conta da nossa ignorância e vontade, não temos este direito. Foi com este pensamento, que um grupo de médiuns com mais de duas décadas de iniciação dentro da Sociedade Espírita Umbandista Mãe Iemanjá e Ogum Beira Mar e sobre os ensinamentos rígidos de Mãe Aurora, decidiram, após a passagem desta grande cacique, dedicar-se com o mesmo empenho, amor, devoção e continuar levando a bandeira da Umbanda a todos aqueles que acreditam e aos que não acreditam, na luz, na força, no poder que imana do passado e das forças da natureza fundaram então, o Centro de Umbanda Ogum Yara e Mãe Iansã em 25/11/2005, coordenação médium Beto Koch.

Temos sessões de Caboclos e Pretos Velhos aos sábados às 20h00, com passes e consultas. Maiores informações fone: 9365-7069.