Sem folha não tem sonho, sem folha não tem vida, sem folha não tem nada...É assim... sem ervas não tem mundo...não tem orixá...
O elemento vegetal é vital para a manutenção e equilíbrio dos seres vivos. Através de processos variados os vegetais retiram a energia da natureza, seja através do Sol, da Lua, dos planetas, da terra, da água, do vento, etc.
Desde o início da civilização o homem encontrou na natureza as plantas que alimentavam e curavam as mais diversificadas moléstias.
Ora curando, ora saciando a fome ou a sede, as plantas dão sustentação em forma de energia para nossas células trabalhem e cumprirem o no nosso ciclo de vida. Se as plantas dentem energia, estas energias podem ser manipuladas ritualisticamente para atuarem em nosso corpo energético, nossa aura, nosso espírito.
Assim como sabemos que as plantas podem ser utilizadas para remédio elas também podem ser utilizadas para veneno. Se a energia da planta sofre a influencia da energia dos astros, podemos dizer que em algumas situações esta erva estará mais ou menos energizada. Assim como cada orixá vibra em uma determinada freqüência as ervas também vibram em diferentes freqüências, dizemos que: algumas ervas pertencem a determinado orixá de acordo com a freqüência energética que ela vibra e atua na natureza.
Portanto quando preparamos um banho de ervas temos que saber exatamente qual vai ser a finalidade deste banho, usar ervas de uma boa procedências, colhidas e plantadas em épocas e horas próprias, usar a combinação e a quantidade de ervas necessárias para não causar choques de energias।
Os vegetais são diretamente influenciados pela natureza.
Lua Minguante
Nesta fase lunar, a energia concentra-se na raiz, vitalizando-a, permitindo que ela extraia os nutrientes necessários do solo। Não é uma fase propícia para a colheita de ervas, pois está na quinzena negativa.
Lua Nova
Esta fase lunar, caracteriza-se pela “ausência” da lua। É a primeira fase da quinzena positiva, pois o éter vital concentra-se na parte superior do vegetal, isto é, nas folhas, frutos, flores e caules superiores. Assim, é uma das fases propícias para a colheita de elementos vegetais.
Lua Crescente
É a fase complementar, ou segunda fase da quinzena positiva। O éter vital, ainda está nas folhas, flores e frutos. Está se dirigindo das extremidades das plantas para o seu centro.
Lua Cheia
É a fase que está na quinzena negativa, não sendo propícia a colheita de ervas, para efeitos ritualísticos, pois o éter vital, está no caule principal e dirige-se às raízes, para completar o ciclo।
Existem ervas denominadas solares e lunares: As solares, a energia vital dela é potencializadas quando colhidas durante o dia em que estão sob a maior radiação solar e as lunares quando colhidas a noite।
Yemanjá - Manjericão; Colônia; Saião; Levante; Jasmim; Malva Rosa; Lágrimas de Nossa Senhora; Pata de Vaca; Parreira; Camomila ou Macela; Poeijo; Trevo; Violeta; Boldo; Alaga Marinha; Gerânio, entre outras.